Aula 6 - Fábulas 3

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Caros alunos:

Pesquisem e leiam as fábulas citadas nas questões abaixo.Resolvam as atividades.

Bom trabalho!

1. Reescrever a fábula "O rato do campo e o rato da cidade", substituindo os animais por seres humanos, fazendo as adaptações necessárias.

2. Com relação à fábula "O lobo e o cordeiro",extraia uma lição moral diferente daquela que foi expressa por Esopo.

3. Discorrer sobre a moral expressa por Esopo na fábula "A raposa e o dragão".

Comments

31 Responses to “Aula 6 - Fábulas 3”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

O homem do campo e o homem da cidade


Um dia um homem do campo convidou um homem que morava na cidade para visitá-lo. O homem da cidade foi,mas não gostou da comida simples que lhe foi ofereçida. Chamou então o homem do campo para acompanhá-lo na volta da à cidade, prometendo mostrar-lhe que era uma “boa vida”.

E lá se foi o homem do campo para a cidade, onde lhe foi apresentado uma dispensa repleta de iguarias como: cereais,frutas,bebidas e etc.

Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal aviam iniciado, a porta da dispensa se abriu e alguém entrou. Os dois homens fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro lugar que encontram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo mas alguém entrou na dispensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas o homem do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para a casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.


Moral da historia:Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo luxo do mundo com perigos e preocupações.

Não ostente. Seja grato.



Alunos: Jader n°18
Helder n°16
Kelvin n°23
Bruno Dias n°06

O Barriga da Cidade e o Madruga da Vilinha

O Senhor Barriga da Cidade foi um dia visitar o seu amigo Madruga da Vilhinha, que o tinha convidado a passar uma tarde com ele. Habituado ao conforto da casa da cidade em que vivia, o Senhor Barriga não gostou da casinha pobre, sem tapetes nem asseio, em que morava o seu amigo Madruda da vilinha. Este, coitado, bem fez tudo para lhe agradar, mas o Barriga da Cidade mostrava-se cada vez mais enjoado com o que via.
Ao jantar, o Madruga da Vilinha trouxe-lhe o que tinha de melhor: uns pedacinhos de de macarrão velho da semana passada, uns bocados de ervilhas rosas, uma batata doce, uma mandioca e alguma bobagens. Ofereceu tudo ao amigo e ele pôs-se a comer uma palha dura e a aproveitar as migalhas que caíam.
Depois de comer, o Barriga da Cidade disse ao amigo, com ar importante:
- Sabes que mais? Não sei como podes viver assim. Aqui não há comer, nem há nada. Eu, no teu lugar, dizia adeus a esta miséria e ia para a cidade. Lá é que é viver! Com boa comida e um barraco: é uma vida regalada!
O pobre Madruga da vilinha, envergonhado com a sua pobreza e seduzido com as belezas do que o amigo lhe falava, resolveu ir com ele para a cidade.
Quando lá chegou e entrou na casa onde o Do Barriga da Cidade tinha a sua toca, ficou admirado com a riqueza que via e com os tapetes em que se afundava ao passar. Por toda a parte havia boas comidas e com fartura.
Contentíssimo, o O Madruga da Vilinha regalou-se a comer do melhor que encontrava, e o outro ria-se de o ver tão palerma no meio daquilo tudo.
Estavam os dois no melhor da festa, a comer e rir, quando aparece um grande Chaves, que se atira a eles de um pulo. O da casa depressa enfiou para o seu barraco e fugiu ao chaves. Mas o do campo, coitadinho! Aos saltos e às corridas, sem conhecer a casa, lá se escondeu do chaves conforme pôde.
Quando o chaves desistiu de apanhá-los e o susto passou, o pobre madruguinha saiu do seu esconderijo e foi falar com o outro à porta da casa dele.
- Vou-me embora, amigo. Isto pode ser muito bom e muito bonito, melhor do que a meu barraco pobrezinho, mas é perigoso. Lá na no meu barraco como do que posso e quando há, mas estou descansado. Passa muito bem, que eu contento-me com o que tenho. Antes magro no mato do que gordo na boca do gato.
E voltou a correr para seu barraco.

Nome: Danilo Messias de oliveira nº 11,
Nome: Giovanni Perez nº 15
Nome: Anderson Felipe nº05
Nome: Gabriel Thibes Cordeiro nº 14

Um dia a Daniele uma garota que morava no campo convidou Patricia que morava na cidade de Santa Esmeralda para visitá-la. A Patricia foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então a Daniele para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".
E lá se foi Daniele para a cidade, onde ela lhe foi apresentada a um supermercado repleto de iguarias como cereais, lasanha, sorvete... .
As duas meninas resolveram comprar na mesma hora, foi quando o supermercado foi assaltado e assim roubaram todo o dinheiro de Patricia. Então Patricia muito assustada disse que não teria como comprar mais coisas. Então Daniele disse prefiro ficar no campo com a comida mais simples do que vir pra cidade e ser assaltada, porque sei que sei que posso comer em paz a minha comida simples.


Moral!
Nunca vá pelas conversas dos outros, mas por si mesmo.

Alunas:
Mariane
Taffiny
Daniele

Moral- Que nenhuma justiça, nem razões valem ao inocente, para o livrarem das mãos do inimigo!
Alunas;
Mariane
Taffiny
Daniele

Juliana Bianchi disse...
25 de novembro de 2010 às 05:29

1.) O pai e o Filho.

Um homem rico queria ensinar a seu filho como administrar uma empresa, pois ele seria seu sucessor.
E assim se foi o menino ao seu primeiro dia de "trabalho". Chegou lá e viu que o que parecia fácil era difícil, e começou a achar que era melhor sua paz e sossego de criança, e resolveu esperar mais para aprender essas coisas de adultos.
E voltou ao normal, criança é criança, coisas de adultos são coisas de adultos.

MORAL: Tudo tem seu tempo, tem que viver de acordo com a idade e não adiantar ou atrasar nada.

2.)"Quando se quer fazer o mal, tudo se torna motivo para praticá-lo."

3.)Que quem tenta ser mais do que pode ser, não consegue e acaba sendo menos do que é, não aguenta o peso de uma personalidade mais forte e acaba se decaindo.

Alunas: Jaqueline Albano nº 19
Juliana Bianchi nº 21
Katherine da Silva nº 22

Moral da História: Nunca vai pela cabeça dos outros, você tem a sua use ela.





Nome: Danilo Messias de oliveira nº 11,
Nome: Giovanni Perez nº 15
Nome: Anderson Felipe nº05
Nome: Gabriel Thibes Cordeiro nº 14

Moral- Que nenhuma justiça, nem razões valem ao inocente, para o livrarem das mãos do inimigo!
Alunas;
Mariane
Taffiny
Daniele

Um dia um menino chamado Oliver convidou o amigo Andy que morava na cidade para ir visitá-lo. O Andy foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o amigo Oliver para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".

E lá se foi o Oliver para a cidade, onde ele lhe foi apresentado uma dispensa cheia de guloseimas,como:bolachas,doces,chocolate,etc.

Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou era a mãe de Andy e os dois amigos se esconderam atrás do armário. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa,foi o pai de Andy então ele brigou com os meninos por causa da bagunça.
Moral

Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo sem liberdade.

2-quando você quer fazer o mal você sempre coloca a culpa em alguém que não tem nada a ver.

ALUNA:Viviane Araujo
ALUNA:Crislaine M.
ALUNA:Ana Paula Baião
ALUNO:Giovani Perez

Atividade 2

Moral da historia do lobo e o cordeiro.

Não maltrate as pessoas que não te fazem mal

Atividade 3


Quem tem muito inveja dos outros acabam se prejudicando.

Alunos: Jader n°18
Helder n°16
Kelvin n°23
Bruno Dias n°06

1)Era uma ves,uma menina que morava na cidade de são paulo e foi para o interior visitar uma prima na fazenda rio grande e achou a cidade muito pobre sem opções de se divertir ao shopping etc.A única coisa que lhe parecia divertido era um banho de rio, mas sem aqueles enormes tubogãs,então ela resolveu levar sua prima para São Paulo e lhe mostrou toda a riqueza da cidade.
Ela levou sua prima a um dos melhores parques aquáticos da cidade, se divrtiram a bessa, apesar de estarem rodeadas de pessoas diferentes.Mas uma coisa inesperada acomtece,ela se perde de sua prima que fica desesperada,pois não conhece a riqueza,quando quando a encontra, sua prima lhe diz:prefiro o banho de rio,e ficar em paz, sem medo de pessoas diferentes.

Moral:Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

2)As pessoas que amam a maldade, encomtram qualquer razão para praticá-lá.

3)A raposa quis se igualar ao dragão e se arrebentou.
Essa fábula mostra o que acontece muito hoje em dia.Pessoas que querem ser iguais as outras e não conseguem , pois cada um é do seu jeito que nasceu e devem orgulhar disso,e não tentar ser igual os outros.

Nome:Natalia Dos Santos Rosa
Mariana Gomes
Vitória Batista Dos Santos
Luis Gustavo Gomes

Alunos: Mylena nº 29
Yuri nº 40
Fernanda nº 13
Wesley nº 39
Clóvis nº 08

a) O menino do Campo e o Garoto da Cidade

Victor, uma garotos que morava na cidade, foi visitar seu amigo Pedro que morava num sítio. Ambos brincavam de pipa quando Victor disse:
_Pedro, vamos comigo para a cidade, pois lá tudo é mais divertido.
No dia seguinte, os meninos partiram pra cidade. Ao chegar lá Pedro ficou empolgado, pois tudo era diferente. Haviam parques de diversão, lanchonetes entre outras coisas, mas Victor havia deixado a “melhor parte” para o final.
_ Venha. Agora vou te mostrar algo que vai adorar.-disse Victor enquanto retirava a mão de seus bolsos. Em suas mãos haviam cigarros. Ao ver isso Pedro se assustou e decidiu ir embora, porque sabia que sua vida simples era muito melhor do que aquilo, por mais que parecesse que Victor tinha tudo, ainda faltava o mais importante, educação e responsabilidade.

Moral da história:Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

b) Por mais que não seja coerente, onde a justiça não é feita, a razão do que tem mais força sempre prevalecerá.

c) Ao tentar igualar-se ao dragão, a raposa acabou se prejudicando. Pessoas que tentam se sobressair aos “grandes” não conseguem, porque por mais que sera difícil acreditar, o mundo pertence aqueles que tem poder.

1-Reescrever a fábula "O rato do campo e o rato da cidade", substituindo os animais por seres humanos, fazendo as adaptações necessárias.


Um dia um homem do campo convidou um homem que morava na cidade para visitá-lo. O homem da cidade foi,mas não gostou da comida simples que lhe foi ofereçida. Chamou então o homem do campo para acompanhá-lo na volta da à cidade, prometendo mostrar-lhe que era uma “boa vida”.

E lá se foi o homem do campo para a cidade, onde lhe foi apresentado uma dispensa repleta de iguarias como: cereais,frutas,bebidas e etc.

Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal aviam iniciado, a porta da dispensa se abriu e alguém entrou. Os dois homens fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro lugar que encontram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo mas alguém entrou na dispensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas o homem do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para a casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.


Moral da historia:Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo luxo do mundo com perigos e preocupações.

Não ostente. Seja grato


2-Com relação à fábula "O lobo e o cordeiro",extraia uma lição moral diferente daquela que foi expressa por Esopo.

Moral da historia do lobo e o cordeiro.

Não maltrate as pessoas que não te fazem mal


3-Discorrer sobre a moral expressa por Esopo na fábula "A raposa e o dragão".


Quem tem muito inveja dos outros acabam se prejudicando.

Um dia um homem do campo convidou o homem que morava na cidade para ir visitá-lo. O homem da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o homem do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".
E lá se foi o homem do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como Bolacha,bebidas doces e etc..
Os homens na cidade.
Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois homens fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o homem do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações

Um dia um homem do campo convidou o homem que morava na cidade para ir visitá-lo. O homem da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o homem do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".
E lá se foi o homem do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como Bolacha,bebidas doces e etc..
Os homens na cidade.
Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois homens fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o homem do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações

Suélen N Esteves disse...
8 de dezembro de 2010 às 08:06

A Menina da Campo e a
Menina da Cidade

Um dia a menina do campo foi visitar,a menina da cidade e chama_lá para passear.
Mas á da cidade não gostou muito das atitudes que a menina do campo tinha.
E nem demorol muito tempo á menina do campo chamou a outra para ir até o campo,só que á da cidade deu varias desculpas só pra não ir.
E em um certo dia se encontrarão por acaso lá na cidade, e a menina da cidade como sempre não se centia bem com a menina do campo. E depois de alguns dias as duas começarão a desentender mais ainda.
E a menina do campo falou que preferia ficar no campo que era mais sussegado , do que ficar na cidade e ser assaltada.



Moral:
Você nunca pode jungal as pessoas por aque elas são,e nem onde elas morão,porque um dia você não vai moral pra sempre onde mora agora .

O senhor da cidade e o homem do campo.

Um certo dia o senhor do Campo resolveu mandar uma carta para o homem da Cidade para ir faze-lo uma visita. Ao passar de um tempo o homem da Cidade foi fazer aquela visita inesperada. Mas como ele era acostumado na Cidade nem bem chegou e já estava de saida para ir embora para a Cidade de novo.
Mas dessa vez ele convidou o seu amigo do Campo para ir até sua cassa e conhecer a Cidade já que ele morava no campo.
Eles fizeram uma bela viajem até a Cidade onde eles iriam se deslocar.
Ao chegar lá o homem da Cidade quis mostrar para o senhor do campo que morar na Cidade era bem mais melhor no campo.
Ele se sentindo muito bem em sua Cidade resolveu levar o senhor para passear, levando-o para o Supermercado, nas lojas ,e em outros lugares, quando eles estavam em uma sorveteria algo surpreendente aconteceu.Começou a gritaria de varias pessoas desesperada
com o assalto uma coisa que o senhor do campo nunca tinha visto ele ficou apavorado e quis ir embora rapidamente para a sua casinha no campo onde é bem mais sossegado.

Moral:Nunca abandone o seu lugar, numa Cidade onde você não é acostumado.

Alunas:
Kéren da Silva 8 "A"
Amanda Mendes 8 "A"

João Paulo Pereira disse...
10 de dezembro de 2010 às 16:04

Um menino tolo queria ensinar a seu cachorro a jogar xadrez , pois ele seria um meio de ganhar dinheiro.
E assim se foi o menino ao seu cachorro jogador de xadrez". Chegou lá e viu que o cachorro tinha destruido todas as peças do xadrez, e começou a achar que era melhor não forçar a ensinar o cachorro a jogar xadrez.

E voltou ao normal, menino é criança, coisas de ser humanos são coisas para ser humano.

MORAL: ganhar dinheiro não é fácil não.

2.)Quando se quer fazer tudo fácil, tudo se torna motivo para prejudica-lo.

3.)Que quer as coisas mais fácil demora mais para conquistálas.

Alunas: Carolina n° 05
Fernanda n° 12
Natielle n° 32
Tamires n° 36
Renatta n° 38

1) Caio morava no campo e um belo dia convidou Diego que morava na cidade para ir em sua casa. Chegando lá, Diego não gostou da comida que lhe foi oferecida, então convidou Caio para ir com ele para a cidade prometendo-lhe mostrar o que realmente era uma "boa vida".
E lá foram os dois para a cidade, comeram tudo que podiam, pães, queijos, cereais, e por ai vai. Até que eles ouvem um barulho, um ladrão invadiu a casa de Diego e eles acabaram sendo reféns de Denis (o bandido mais procurado na cidade). E quando tudo isso acabou Caio decidiu voltar para a casa onde podia descaçar e ficar em paz.

Moral: Antes o sossego numa vida simples do que o inferno de um luxo.

2) Moral: As vezes temos que sacanear o adversário para ganhar tempo.

Alunas : Lavínia, Desiree, Pamella, Fabiele, Mayara
1: Um dia José do campo convidou o João que morava na cidade para ir visitá-lo. O João da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o José do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".

E lá se foi o João da campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como pizzas, mel, cereais, figos e coca-cola.
Os dois resolveram começar a comer, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois rapazes fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro no quartinho apertado que encontraram. Quando acharam que o pior tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, os dois já estavam muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz.
2: Infelizmente, a razão do mais forte é a que sempre prevalece.
3:Assim sofrem os que desejam igualar-se aos grandes dragões; aos grandes crocodilos com asas; com efeito, eles próprios se prejudicam

Matheus nº27

Michel nº29

Charles nº06

1-Um dia o João do campo convidou o José que morava na cidade para ir visitá-lo. O José da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".

E lá se foi o João do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras.
Os ratos na cidade.

Resolveram começar a comer, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois Rapazes fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o João do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz.

2-A onde não tem a lei opçãocorreta prevalece

3-Mais vale uma modesta e alegre do que uma luxuosa com perigos

Marcos vinicios disse...
1 de dezembro de 2011 às 03:47

aluno:Marcos 8ªA nº24
aluno:Wesley n°37
aluno:Gustavo nº14
aluno:Luis fernando nº23


havia um homen do campo muito simples que vivia em uma modesta casa um dia foi visitar seu irmão um homen muito rico e foi morar na sua mansão após poucos dias de hospedagem houve um terremoto e sua casa caiu e assim decediu voltar ao campo pos era mas seguro apesar da simplicidade

[2]as pessoas tem que ser espertas,se não elas sao passadas para tras

[3]melhor que ser simples du que ser metido

Mikaelle Nº 30
Letícia Nº 21
Joice Nº 18

FÁBULAS 3

a) REGINA E TEREZA

Regina era a miga de Tereza desde o colegio , mais quando cursaram a faculdade cada uma seguiu sua profissão e se separam .
Regina virou uma mulher bem sussedida ,tinha suas proprias empresas e morava no Rio, já Tereza não se deu bem na vida , ela foi morar na favela em São Paulo, e não conseguiu crescer na vida .
Um dia a Tereza ligou para a Regina e chamou ela para fazer uma visita na sua humilde casa, Regina meio constrangida aceitou .
Quando regina chegou se constrangeu com a falta de comida na casa de tereza, e a convidou para ir embora com ela para o Rio , disse que lá não a faltaria conforto nem comida.
Tereza aceitou , e foram para o Rio .
Chegando lá foram jantar e bem na hora da janta 5 bandidos envadiram a casa de Regina assustando Tereza que na mesma hora dicidiu voltar pra sua humilde casa, que mesmo as vezes tendo pouca comida ela viveria sussegada e tranquila.

Felipe um garoto que morava no campo,convidou seu melhor amigo Lucas para passar as ferias na casa dele.Lucas aceito e quando ele chegou la de cara nao gostou da simplisidade do lugar.Um tempo depois Lucas chamou Felipe para ir a casa dele.Felipe logo aceita com a maior alegria,mais quando chega la se assusta com a quantidade de carros e pessoas,o barulho tudo mais,e decide ir embora.

Mikaelle Nº 30
Letícia Nº 21
Joice Nº 18

FÁBULAS 3

a) REGINA E TEREZA

Regina era a miga de Tereza desde o colegio , mais quando cursaram a faculdade cada uma seguiu sua profissão e se separam .
Regina virou uma mulher bem sussedida ,tinha suas proprias empresas e morava no Rio, já Tereza não se deu bem na vida , ela foi morar na favela em São Paulo, e não conseguiu crescer na vida .
Um dia a Tereza ligou para a Regina e chamou ela para fazer uma visita na sua humilde casa, Regina meio constrangida aceitou .
Quando regina chegou se constrangeu com a falta de comida na casa de tereza, e a convidou para ir embora com ela para o Rio , disse que lá não a faltaria conforto nem comida.
Tereza aceitou , e foram para o Rio .
Chegando lá foram jantar e bem na hora da janta 5 bandidos envadiram a casa de Regina assustando Tereza que na mesma hora dicidiu voltar pra sua humilde casa, que mesmo as vezes tendo pouca comida ela viveria sussegada e tranquila.

b) Onde não à lei não à justiça, e o lado mais fraco é submiço.

c) Temos que se contentar com oque somos, poís se prejudicamos tentando ser oque não somos , pois temos limitações .

Alessandra e Lygia disse...
15 de maio de 2012 às 06:42

O homem do Campo e o homem da Cidade
Um dia um homem do campo convidou o homem que morava na cidade para ir visitá-lo. O homem da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o homem do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".
E lá se foi o homem do campo para a cidade, onde foram jantar em um restaurante. Depois o homem da cidade resolveu apresentar a despensa do restaurante repleta de iguarias. Resolveram começar a comer, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois homens fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro armário que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o homem do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz.

Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Alessandra nº1
Lygia nº22

grupo MARIA CECILIA E INGRID CAMILA

Um homem do campo tinha por um amigo outro da cidade,e o convidou para que fosse comer na sua companhia, mas como só podia oferecer- lhe trigo e ervas, o homem da cidade lhe disse:
-Sabes amigo, que levas uma vida de formiga?
Por minha vez possuo bens em abundância.Vem comigo e à tua disposição os terás.
Partiram ambos para a cidade. Mostrou o homem da cidade a seu amigo trigo e legumes, figos e queijos, frutas e mel.Maravilhado o homem do campo bendizia seu amnigo, de todo o coração e renegava a sua má sorte.Enquanto assim se divertiam, um homem, de repente, abriu a porta.Espantados pelo ruído que julgaram ser de um ladrão, os dois amigos se lançaram temerosos para debaixo da cama. Então o homem do campo, esquecendo-se de sua fome, suspirou e disse ao homem da cidade:
- Adeus, amigo. Vejo que comes até se fartas e que estás muito satisfeito; porém, é a preço de mil perigos e constantes temores. Eu, por minha vez, sou um pobretão e vivo mordiscando a cevada e o trigo, mas sem ter que fugie de nada.

Maria Nathália disse...
31 de maio de 2012 às 05:03

Atividade sobre orientação da professora Lucinéia.Escola Estadual Santa Terezinha, 9º ano D
Aluna:Maria Nathália
1. Um dia Luiza convidou Luana que morava na cidade para ir visitá-la. Luana foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então Luiza para acompanhá-la na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".
E lá se foi Luiza para a cidade, onde lhe foi apresentada a uma mesa repleta de iguarias como queijo,mel,cereais,figos e tâmaras.
Resolveram começar a comer, mas, mal haviam iniciado, a porta da cozinha abriu-se e alguém entrou. As duas fugiram apavorados, e esconderam-se no primeiro quarto que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam sair do esconderijo, alguém entrou na cozinha, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, Luiza estava muito assustada e decidiu regressar para casa, onde podia comer em paz sem perigos ou frustrações.

2.Quando os mais frágeis não são defendidos, normalmente, aquele que é mais forte acaba saindo na vantagem.

3.Nunca queira ser como aqueles que são grandes e fortes, nem sempre a aparência diz aquilo que a pessoa realmente é.

Atividade sobre orientação da professora Lucinéia. Escola Santa Terezinha.
1a) Um dia uma garota do campo convidou sua amiga da cidade para ir visitá-la. A garota da cidade foi, mas não gostou da suas amigas, pois eram muito simples e fora da sua realidade. Chamou então a garota do campo para acompanhá-la na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era "boas amizades". E lá se foi a garota do campo para a cidade, onde lhe foi apresentada um grupo de amigas diferente das que costumava ver. Resolveram começar um "papo legal", quando uma delas propõe um assalto, elas se negam. As duas garotas fugiram apavoradas, e esconderam-se no primeiro beco que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam a sair do esconderijo, uns sujeitos mal encarados apareceram, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, a garota do campo estava já muito assustada e decidiu regressar para casa, onde podia viver em paz com suas amigas "normais".

*----------------* disse...
11 de junho de 2012 às 06:48

Atividade sobre orientação da professora Lucinéia.
Escola Santa Terezinha.
Emanuelly Martinez / 9º ano
1.Um garoto da cidade foi passar um fim de semana na casa de seu amigo do campo.Chegando lá o amigo da cidade viu que a casa do garoto era bem simples, e que ele ajudava seu pai no trabalho do campo.Seu amigo vendo a vida que ele levava o convidou para passar alguns dias na cidade para ver como realmente era ter uma boa vida.
Quando chegou na cidade seu amigo o levou a uma loja e disse que iria comprar muitas coisas para ele.Pegou muitas coisas de valor para o amigo do campo e disse que o amigo do campo deveria pegar as coisas e esperar do lado de fora da loja que ele iria pagar.O amigo assim fez.Derrepente o garoto do campo é abordado por seguranças e é preso por tentar roubar a loja, o garoto do campo explica que tudo foi um mal entendido e assim ele foi liberado.
2.Certo ou errado, o mais forte sempre vence.
3.Uma raposa que viu um dragão
dormindo, ficou com inveja do seu tamanho.Querendo ficar igual ao dragão, deitou ao lado dele e tentou se esticar até que, exagerando no seu esforço, partiu.

Atividade sobre orientação da professora Lucinéia.
Escola Santa Terezinha.
Emanuelly Martinez / 9º ano
1.Um garoto da cidade foi passar um fim de semana na casa de seu amigo do campo.Chegando lá o amigo da cidade viu que a casa do garoto era bem simples, e que ele ajudava seu pai no trabalho do campo.Seu amigo vendo a vida que ele levava o convidou para passar alguns dias na cidade para ver como realmente era ter uma boa vida.
Quando chegou na cidade seu amigo o levou a uma loja para fazer compras.Pegou muitas coisas de valor para o amigo do campo e disse que o amigo do campo deveria pegá-las e esperar do lado de fora da loja que ele iria pagar.O amigo assim fez.De repente o garoto do campo é abordado por seguranças e preso por tentar roubar a loja, o garoto do campo explica que tudo foi um mal entendido e assim ele foi liberado.
2.Certo ou errado, o mais forte sempre vence.
3.O invejoso muito quer, mas pouco tem.

Atividade sobre orientação da professora Lucinéia. Escola Santa Terezinha.
1)Um dia um garoto do campo convidou o garoto que morava na cidade para ir morar lá na casa dele. O garoto da cidade foi, mas não gostou da vida simples que lhe ofereceram chamou então o garoto do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".E lá se foi o garoto do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma mesa repleta de iguarias como lasanha,strogonoff,caviar. Resolveram começar a comer, mas mal haviam iniciado,o garoto do campo começou a passar mal e teve uma diarreia. Então ele saiu correndo em direção ao banheiro e não conseguia mais sair de lá. Depois disso ele quis ir embora para sua casa,porque ele não gostou de nada que tinha para comer na cidade, e preferia a vida que ele sempre levou no campo.Pois lá ele tinha uma vida toda natural, ele comia comidas naturais , sem enlatados e artificiais.

Moral:Seja grato. Agradeça o que a vida lhe dá e não exija o desnecessário.

2)O mais forte sempre prevalecerá,enquanto o mais fraco sempre obedece !

3)A raposa vendo o tamanho do dragão,sentiu inveja e tentou ser igual a ele. Não conseguindo,se deu mal pois acabou se rompendo(se machucando).
Nunca tente ser oque você não é,pois você acaba se dar mal.

 
Professora Marilene. Citrus Pink Blogger Theme Design By LawnyDesignz Powered by Blogger Distribuído por Templates